quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Saída de Campo - Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque 2013




Alunos e Professores do curso de geografia da UNIFAP, ligados ao LaPEGeo e ao Laboratório de Geoprocessamento e integrantes do Projeto de Extensão “Produção e Elaboração de Material Didático para Educação Ambiental a partir do Programa Biodiversidade nas Costas - PARNA Montanhas do Tumucumaque” realizaram entre os dias 28 a 31 de Outubro de 2013, viagem de estudos ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. 


 A viagem teve como objetivo conhecer o parque, coletar dados, registrar imagens e georreferenciar alguns pontos da área do Tumucumaque, informações indispensáveis para subsidiar a produção dos materiais didáticos que estão sendo elaborados pelo grupo no âmbito do projeto. 

Além dessas informações, os pesquisadores também tiveram a oportunidade conversar sobre o Parque Tumucumaque com moradores do Município de Serra do Navio e de algumas comunidades que ficam no seu entorno o que contribuiu para uma visão mais abrangente da sociobiodiversidade que envolve o Parque.



A viagem foi viabilizada pelos parceiros do projeto de extensão Econcentro IPEC, WWF, ICMBIo/Amapá e UNIFAP. Integrantes ICMBIo/Amapá, Paulo Russo e Cassandra Oliveira, também acompanharam a expedição, sendo eles e os servidores do Parna Tumucumaque, os responsáveis pela organização da logística necessária para que a viagem ocorresse. 

Para os participantes da expedição, a viagem ao Parque foi fundamental para o levantamento de informações que auxiliarão a conclusão dos materiais didáticos do projeto, contudo foi mais do que isso, foi também um momento de troca de experiências e vivencias, de reflexões profundas sobre os sentidos da natureza no mundo atual e da desconstrução e reconstrução dos valores e ideias que muitos tinham sobre o Parque. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário